Pesquisa revela que brasileiro não conhece as Doenças Inflamatórias Intestinais

10/12/2018

Pesquisa revela que brasileiro não conhece as Doenças Inflamatórias Intestinais e, na presença de alguns de seus sintomas (como dor abdominal e sangue nas fezes) a maioria prefere se automedicar ou “espera passar”

– Na Europa, outra pesquisa indica que essas doenças cresceram até 15 vezes nas últimas cinco décadas, que 44% dos seus pacientes se afastam do trabalho em decorrência da doença e perdem pelo menos quatro semanas de trabalho por ano
– Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa são as duas doenças inflamatórias intestinais

Diarreia contínua, às vezes com sangue nas fezes, dor abdominal, quando associados a cansaço e perda de peso podem ser sinais de uma doença inflamatória intestinal (DII), como doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa – doenças, que nos casos mais graves, podem levar à incapacitação física e à necessidade de cirurgia no intestino e reto, mas são praticamente desconhecidas da maioria dos brasileiros.

Pesquisa realizada em seis capitais brasileiras durante o último mês de março, revela como os brasileiros se comportam frente a um ou alguns sintomas das DII– no caso de dor abdominal, 46%preferem se automedicar; na diarreia frequente, 61% se automedicam ou tomam remédios caseiros, e mesmo quando há sangue nas fezes, 39% prefere “esperar passar”.

Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais, o GEDIIB – Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil, responsável pelo desenvolvimento de estudos, pesquisas e consensos sobre estas doenças, e a Federação Brasileira de Gastrenterologia, que reúne 64 especialidades médicas em todo o país, lançam em todo o Brasil a campanha pública Seu Intestino Mudou? que inclui distribuição de cartilhas e materiais informativos sobre as doenças, veiculação de spot de rádio, além de seminários para atualização médica.

 

“Tanto a doença de Crohn quanto a retocolite trazem importantes consequências físicas e emocionais, comprometendo significativamente a qualidade de vida dos doentes. Podem ser controladas se diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada,evitando-se possíveis cirurgias, afirma Doutor Sender Miszputen, Professor-adjunto e chefe da disciplina de Gastrenterologia da Escola Paulista de Medicina e presidente do GEDIIB.

A campanha associa a DII a um quebra-cabeça de sintomas – juntando as peças, tem-se o diagnóstico correto.

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa – As Doenças Inflamatórias Intestinais formam um grupo de doenças inflamatórias crônicas, ainda de causa desconhecida, envolvendo o aparelho digestivo. São dois grupos principais, Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn. Apesar da origem desconhecida, sabe-se que pode haver predisposição genética e que o meio ambiente exerce papel importante. Pesquisa ECCO-EpiCom Study realizada pela Organização Europeia de Doença de Chron e de Retocolite Ulcerativa (ECCO) e pela Associação das Federações de Chron e Retocolite Ulcerativa (EFCCA) e divulgada em fevereiro de 2013 revela que as Doenças Inflamatórias Intestinais cresceram 15 vezes nas últimas décadas nos grandes centros urbanos.

As doenças inflamatórias intestinais afetam homens e mulheres indistintamente e o diagnóstico acontece geralmente por volta dos 30 anos de idade. Segundo a pesquisa europeia, 10 anos após o diagnóstico, 53% dos pacientes serão hospitalizados e 44% serão afastados de seu trabalho em decorrência da doença. Ainda de acordo com a EFCCA, de 20% a 25% das pessoas com uma DII apresentam os sintomas de forma contínua e, mesmo com o acompanhamento médico, de 30% a 40%dos pacientes apresentam algum tipo de complicação entre 10 a 15 anos depois do diagnóstico. Em cerca de 40% dos pacientes, além dos problemas intestinais, as DII podem afetar os olhos, a pele e as articulações.

A Doença de Crohn envolve o intestino fino (íleo) em 30% dos pacientes e a região ileocecal em 40% dos casos, enquanto a retocolite ulcerativa restringe-se ao cólon e quando a doença está ativa (em crise), a mucosa intestinal torna-se maciçamente infiltrada por células inflamatórias e é afetada por microúlceras.

Diagnostico e Tratamento – O diagnóstico é feito com base no histórico clinico dos pacientes, exames de sangue e de imagem. O tratamento inclui alteração de hábitos (como parar de fumar e adoção de dieta saudável) e medicamentos para controle da doença.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Coloproctologia


Veja também

Artigo sobre Endometriose Umbilical Primária

Artigo sobre Endometriose Umbilical Primária

07/08/2018 - Os cirurgiões, Dr. Marcelo Protásio e Paulo Vicente tiveram seu artigo científico publicado na Revista do Colégi...

Pesquisa revela que brasileiro não conhece as Doenças Inflamatórias Intestinais

Pesquisa revela que brasileiro não conhece as Doenças Inflamatórias Intestinais

10/12/2018 - Pesquisa revela que brasileiro não conhece as Doenças Inflamatórias Intestinais e, na presença de alguns de seus...

95% dos pacientes bariátricos operados há cinco anos estão satisfeitos

95% dos pacientes bariátricos operados há cinco anos estão satisfeitos

13/09/2018 - Entre os pacientes que sofriam de obesidade mórbida no Brasil e passaram pela cirurgia bariátrica há um período ...

A Importância da atuação do professor de Educação Física nas Equipes de Cirurgia Bariátrica

A Importância da atuação do professor de Educação Física nas Equipes de Cirurgia Bariátrica

04/04/2018 - Devemos reforçar o fato de que a cirurgia bariátrica é considerada o tratamento mais eficaz no tratamento da obesidade ...